ORGANIZAÇÃO

PATROCÍNIO 

Chegando à sua décima edição em 2018, o Fórum Mestres e Conselheiros é um evento único no Brasil, no qual os militantes e os agentes que formulam e implementam as políticas de patrimônio se encontram com pesquisadores acadêmicos dos diversos programas de pós-graduação em nosso país. Com isso, visa-se propiciar um espaço de discussão envolvendo questões teóricas e práticas no campo da preservação, posto a dialogar de forma multidisciplinar com as diversas áreas do conhecimento.

Reconhecido hoje como referência na discussão da municipalização do patrimônio e da educação patrimonial, este Fórum foi realizado pela primeira vez em 2008, quando era voltado ainda para Minas Gerais, estendendo-se para todo o país a partir de 2009.

Neste ano, em sua edição comemorativa, o Fórum vai apresentar uma visão panorâmica da preservação em nosso país, convidando os especialistas e militantes a apresentarem suas reflexões e experiências sobre “As diversas dimensões do patrimônio cultural”.  Mantendo o seu caráter plural, o Fórum Mestres e Conselheiros abre espaço para apresentação de trabalhos científicos, que são publicados em anais indexados, e de relatos de experiências.